Torta Madalena (na versão Paleo)
- Matheus
- 7 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Ponto 1 dessa receita: ela não é Low Carb. A gente vai usar algum carboidrato complexo para essa torta (pode ser batata-doce, mandioquinha, mandioca, inhame). Se o seu objetivo inicial é a perda de pesa deve-se reduzir ao máximo o consumo de carboidratos, nessa variação você pratica a Paleo Low Carb, em outros posts falo a respeito. A batata inglesa está excluída, e a sugestão ideal pelos nutrientes e pelo baixo índice glicêmico é a batata doce (mas a de mandioca fica uma delícia!). A Torta Madalena é um prato meio "old" feito a base de batata inglesa, carne moída e ervilhas, na nossa versão deixamos só a carne, trocamos a batata e excluímos as ervilhas. Você também encontra variações tipo a Torta de Carne Inglesa, mas todas no mesmo estilo de montagem.
Anota aí:
Rendimento: 2 porções Preparo: 10 minutos Cozimento: 40 minutos Batata-Doce: 2 unidades descascadas
Azeite de Oliva: 4 colheres de sopa para o purê
Leite de Coco: 1/2 xícara de chá
Carne-moída: 500 gramas
Alho: 2 dentes picados
Cebola: 1 unidade média picada
Tomate: 2 unidades sem sementes
Cheiro-verde: a gosto
Sal e Pimenta: a gosto
Cozinhe a batata doce sem a casca por uns 10 minutos, espete com um garfo para ver se está cozida. Se você quiser assar a batata também fica bom, mas o sabor doce vai ficar bem intenso. Escorra a água e ainda quente processe com o azeite de oliva e o leite de coco. Ajuste o sal e a pimenta e reserve.
Refogue o alho em azeite e adicione a carne e tempere com pimenta. Não coloque sal ainda, ele vai fazer a carne secar mais rápido. Você pode usar qualquer carne moída, as opções de 2ª como músculo e acém, por terem alguma gordurinha ficam bem boas. Quando estiver bem refogada adicione as cebolas e o sal, refogue por uns 5 minutos e adicione os tomates sem sementes até que eles fiquem bem macios e com algum molho, se precisar adicione um pouquinho de água. Para essa receita você não precisamos de muito molho, pois senão ele vai umedecer demais a batata doce e não vai gratinar legal. Desligue a adicione o cheiro-verde.
Essa receita não é um esondidinho: na hora de montar por baixo vai só a carne moída e por cima você espalha o purê de batata-doce. Dica: com um garfo faço "riscos" sobre o purê. Isso ajuda a entrar ar e deixar o purê bem crocante. Leve ao forno-pré aquecido à 190/200º por uns 40 minutos até dourar. E tá pronto!
Essa é uma boa opção para o pós-treino, pois tem carbos complexos, de baixo índice glicêmico e proteínas. Dá para variar o purê com as opções de carbo que falei no começo.
Espero que gostem!
Matheus
Comments